Rodrigo Cézar - 9 de Maio de 2016 - (677 já leram)

Chuvas no semiárido paraibano ficam abaixo da média em Abril, confirmando previsões de pesquisador. Confira os índices.

As chuvas do mês de Abril ficaram abaixo da média em todos os municípios do semiárido da Paraíba, resultados que vem confirmando as previsões realizadas pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.
    
Em Patos choveu 105 mm em Abril, sendo a média pluviométrica de 148 mm para o citado mês, isso significa que choveu 29% abaixo da média. Em Pombal choveu 80 mm em Abril, para uma média pluviométrica no referido mês de 162 mm, isso significa que choveu 51% abaixo da média. Em Sousa choveu 51 mm em Abril, sendo a média pluviométrica de 158 mm, isso significa que choveu 70% abaixo da média no citado mês. Já em  Cajazeiras choveu 132 mm em Abril, para uma média pluviométrica de 169 mm, isso significa que choveu 22% abaixo da média em Abril. Os dados foram obtidos a partir do site da AESA(Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba).
    
Outras previsões do estudioso também se confirmaram, a de início da estação chuvosa do semiárido da Paraíba entre os dias 10 e 20 de Março, e a de término na segunda quinzena de Abril. Além disso, 2016 foi um ano de perdas nas lavouras do Cariri, Sertão e Alto-sertão da Paraíba, com pouco armazenamento de água na maioria dos reservatórios que abastecem as cidades do semiárido paraibano, previsões também realizadas pelo pesquisador e que se confirmaram.
    
De acordo com Rodrigo Cézar Limeira, as chuvas a partir de agora no semiárido do estado serão a sobra das precipitações do litoral e brejo.

Rodrigo Cézar Limeira – Portal Ciência em Foco
 

Publicidade