Rodrigo Cézar Limeira – Portal Ciência em Foco - 5 de Junho de 2016 - (777 já leram)

Chuvas no semiárido paraibano ficam abaixo da média em Maio. Confira os índices nas maiores cidades

As chuvas no semiárido paraibano ficaram muito abaixo da média no mês de Maio, fato que confirma as previsões realizadas pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

Em Patos, a precipitação média no mês de Maio é de 60 mm, mas esse ano choveu apenas 6mm em Maio, isso significa que choveu 90% abaixo da média. Em Pombal, a precipitação média é de 67 mm em Maio, mas choveu apenas 5mm no citado mês, isso significa que choveu 93% abaixo da média em Maio. Em Sousa, a precipitação média é de 71 mm em Maio, mas esse ano choveu apenas 21mm no referido mês, isso significa que choveu 70% abaixo da média em Maio. Em Cajazeiras, a precipitação média de Maio é de 69 mm, mas esse ano choveu 30 mm, isso significa que choveu 56% abaixo da média em Maio. No geral de acordo com o pesquisador Rodrigo Cézar Limeira, as chuvas ficaram abaixo da média em praticamente todos os municípios do semiárido da Paraíba no referido mês.

Além de ter previsto no início desse ano, uma estação chuvosa com chuvas isoladas, mal distribuídas e abaixo da média na maioria dos municípios do semiárido da Paraíba, o estudioso também previu um ano ruim para a agricultura, e com pouco armazenamento de água na maioria dos grandes açudes que abastecem cidades do cariri, sertão e alto-sertão do estado, previsões que também se confirmaram.

Rodrigo Cézar Limeira – Portal Ciência em Foco

Publicidade