Rodrigo Czar - 10 de Junho de 2016 - (1316 j leram)

Patos registrou ndice de 490 mm na estao chuvosa de 2016

As chuvas ficaram abaixo da média na maioria dos munícipios do semiárido da Paraíba em 2016. Dos cerca de 140 municípios que compõem o cariri, sertão e alto-sertão do estado, em cerca de 130 municípios foram registrados índices pluviométricos abaixo da média.

Patos tem precipitação média anual de 728 mm, de acordo com o Portal “Climate Data.org”, que é um portal de Meteorologia vinculado ao Instituto de Meteorologia da Inglaterra. O referido site informa dados de classificação climática, temperatura média anual, temperatura média mensal, precipitação média anual e precipitação média mensal de qualquer cidade do mundo.

A cidade registrou entre os dias 01 de Janeiro e 31 de Maio de 2016, 490 mm de chuva, sendo que 536 mm foram registrados no posto pluviométrico da Embrapa e 444 mm foram registrados no posto pluviométrico da “Escola de Piscicultura”, localizada no Bairro do Jatobá segundo informações obtidas com o agrônomo João Batista.

De acordo com a OMM (Organização Meteorológica Mundial), deve-se fazer a média aritmética dos dados para se determinar o índice pluviométrico do munícipio, ou seja: (536 + 444)/2 = 490 mm.

Previsões de estudioso se confirmaram:

A estação chuvosa do semiárido do estado que começou entre 10 e 20 de Março, e que terminou na segunda quinzena de Abril, confirmou as previsões realizadas pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira. Além de ter previsto no início desse ano, uma estação chuvosa com chuvas isoladas, mal distribuídas e abaixo da média na maioria dos municípios do semiárido da Paraíba, o estudioso também previu um ano ruim para a agricultura, e com pouco armazenamento de água na maioria dos grandes açudes que abastecem cidades do cariri, sertão e alto-sertão do estado, previsões que também se confirmaram. 

Rodrigo Cézar Limeira é:

 * Formado em Física pela Faculdade Chaffic – São Paulo/SP – 2012, e Físico do NEPEN (Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste) de Julho de 2012 a Março de 2015, coordenando o Espaço Energia(Museu da Eletricidade da Energisa) em Sousa/PB;

(Editor do Portal de Jornalismo Científico‘‘Ciência em Foco‘‘) www.cienciaemfoco.com ;

Palestrante e estudioso da Radioatividade na Telefonia Móvel, Eficiência Energética, Física dos Raios ,Física do Aquecimento Global e Lei da Atração da Física Quântica;

*Formado em Meteorologia (Física de Fluidos Aplicada à Troposfera Terrestre) pela UFCG – Campina Grande/PB – 2006;

*Mestre em Meteorologia (Física de Fluidos Aplicada à Troposfera Terrestre) pela UFCG – Campina Grande/PB – 2008.

* Escritor (poeta) colunista na área de Física dos Portais maispatos.com (www.maispatos.com) e Patos Metrópole (www.patosmetropole.com.br) e teve quase 200 artigos jornalísticos na área de Física publicados no site de notícias Patosonline.com. É membro da AISP (Associação de Imprensa do Sertão Paraibano),e presta assessoria em Física para as rádios de Patos desde 2009, e Sousa desde 2012, com 70 entrevistas já concebidas, abordando temas da Física em que é especialista como Meteorologia, Física dos Raios, Física do Aquecimento Global, Eficiência Energética, Radiatividade na Telefonia Móvel e Lei da Atração da Física Quântica. É titular da Cadeira 483 da AVBL – Academia Virtual Brasileira de Letras, Titular da Cadeira 90 do Clube dos Escritores Piracicaba, Titular da Cadeira 22 da Academia Patoense de Letras, tem poesias publicadas em 54 antologias literárias e premiadas em 64 concursos literários, além de integrar inúmeros sites de entidades literárias. É também autor de 33 artigos científicos, tendo sido pesquisador bolsista do Cnpq durante 05 anos. Também lecionou Física durante 05 anos e meio, e Matemática durante 01 ano e meio na rede estadual de ensino do estado da Paraíba.

Publicidade