Rodrigo Cézar - 3 de Novembro de 2016 - (848 já leram)

Seres vivos previsores do tempo. Por Rodrigo Cézar Limeira

Biometeorologia ou Biofísica Ambiental é a área do conhecimento que estuda a influência do tempo e do clima no organismo dos seres vivos em geral. Ao longo de vários anos de pesquisas e estudos, tornou-se possível comprovar cientificamente que alguns seres vivos são capazes de prever mudanças nas condições do tempo, isso porque são dotados de um sensor que indica com antecipação a ocorrência de fenômenos como, por exemplo, a chuva.

Dessa forma, aranhas, escorpiões, formigas, sapos e pássaros são denominados previsores do tempo, pois quando uma mudança no tempo está prestes a ocorrer, esses seres mudam rapidamente de comportamento.

O habitat natural das aranhas, principalmente as tarântulas, e escorpiões são os lageiros pedregosos e as matas. No entanto, para quem vive principalmente na zona rural, é comum se deparar com esses seres dentro de casa quando está prestes a chover, e muitas vezes os acidentes tornam-se inevitáveis, já que tais organismos para fugirem do perigo acarretado pela enxurrada acabam invadindo as residências seguindo o instinto de sobrevivência.

No caso das formigas, observa-se um intenso trabalho de transporte de alimento, que é estocado para que o formigueiro possa enfrentar o período chuvoso. O incansável trabalho das formigas guardando comida é um indício de que a chuva deve chegar dentro de poucos dias.

No caso dos sapos, estes ficam coaxando de preferência à noite, indicando que o tempo deve mudar diante da ocorrência da chuva.

De uma forma geral, muitos seres vivos têm também a capacidade de preverem uma mudança de estação do ano, por isso existem as chamadas aves migratórias, que se deslocam, por exemplo, das regiões temperadas do globo durante o outono, para fugirem do frio e escassez de alimentos provocados pelo inverno, e chegam a regiões mais quentes próximas ao equador da terra, onde o calor e o alimento são abundantes.
 
Rodrigo Cézar Limeira é:

* Formado em Física pela Faculdade Chaffic – São Paulo/SP – 2012, e Físico do NEPEN (Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste) de Julho de 2012 a Março de 2015, coordenando o Espaço Energia (Museu da Eletricidade da Energisa) em Sousa/PB, e desde Dezembro de 2015 é consultor de clima da empresa Federal Energia de São Paulo-SP;
 
(Editor do Portal de Jornalismo Científico‘‘Ciência em Foco‘‘) www.cienciaemfoco.com;

Palestrante e estudioso da Radioatividade na Telefonia Móvel, Eficiência Energética, Física dos Raios, Física do Aquecimento Global e Lei da Atração da Física Quântica;
 
*Formado em Meteorologia (Física de Fluidos Aplicada à Troposfera Terrestre) pela UFCG – Campina Grande/PB – 2006;

*Mestre em Meteorologia (Física de Fluidos Aplicada à Troposfera Terrestre) pela UFCG – Campina Grande/PB – 2008.
 
* Escritor (poeta) colunista dos Portais: Maispatos.com (www.maispatos.com), Patos Metrópole (www.patosmetropole.com.br) e Diário do Sertão (www.diariodosertao.com.br) e teve quase 200 artigos jornalísticos publicados no site de notícias Patosonline.com. É membro da AISP (Associação de Imprensa do Sertão Paraibano), e presta assessoria em “Física Aplicada ao Cotidiano” para as rádios de Patos desde 2009, Sousa desde 2012 e Imaculada desde 2016, com 75 entrevistas já concebidas, abordando temas da Física em que é especialista como Meteorologia, Física dos Raios, Física do Aquecimento Global, Eficiência Energética, Radiatividade na Telefonia Móvel e Lei da Atração da Física Quântica. É titular da Cadeira 483 da AVBL – Academia Virtual Brasileira de Letras, Titular da Cadeira 90 do Clube dos Escritores Piracicaba, Titular da Cadeira 22 da Academia Patoense de Letras, tem poesias publicadas em 54 antologias literárias e premiadas em 64 concursos literários, além de integrar inúmeros sites de entidades literárias. É também autor de 33 artigos científicos, tendo sido pesquisador bolsista do Cnpq durante 05 anos. Também lecionou Física durante 05 anos e meio, e Matemática durante 01 ano e meio na rede estadual de ensino do estado da Paraíba. 
 

Publicidade