Luanja Dantas - 2 de Dezembro de 2013

UFCG abre inscrições para o Vestibular 2014.1 nesta segunda

A A
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) inicia hoje, (02),  as inscrições para o Vestibular 2014.1 da instituição. A principal novidade deste ano é que os candidatos aprovados e classificados terão que confirmar a ocupação da vaga durante o mês de fevereiro, sob pena de perdê-la caso não realize o procedimento definido pela universidade. Para o primeiro semestre serão oferecidas 3.115 vagas. As inscrições permanecerão abertas até o dia 19 de dezembro.

O calendário completo do Vestibular 2014.1 deve ser divulgado hoje  e estará disponível no endereço eletrônico www.ufcg.edu.br. O critério de avaliação dos alunos será a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) .

Conforme explica o pró-reitor de Ensino, Luciano Barosi, a mudança no sistema do vestibular ocorreu para otimizar o processo. “Houve essa mudança no vestibular, que passou de renúncia para a confirmação, porque muitas vagas ficaram ociosas este ano. Essa abordagem está sendo utilizada por algumas universidades do Nordeste, foi aprovada pela Câmara Superior de Ensino da UFCG neste ano e visa garantir uma otimização do processo de preenchimento das vagas”, informou o pró-reitor.

De acordo com ele, serão chamados dez vezes o número de alunos necessários para preencher as vagas de cada curso e, em cada chamada de cadastramento, será convocado apenas o número de vagas disponíveis.

“Serão no máximo oito chamadas para cadastramento e as datas de cadastramento serão divulgadas por edital no início do ano que vem, determinando os locais e as regras”, acrescentou. Conforme o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00 e para efetuar o registro o candidato obrigatoriamente deve ter sido inscrito no Enem.


A expectativa é que a concorrência seja divulgada no dia 7 de janeiro de 2014. No dia 29 do mesmo mês será publicada a lista dos candidatos aprovados. A confirmação da vaga deverá ser feita no mês de fevereiro e a lista dos candidatos classificados será divulgada no dia 7 de março.


O pró-reitor também informou que no próximo vestibular, o 2014.2, todas as 1.600 vagas disponibilizadas serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, pessoas de todo o país poderão concorrer às vagas, que passarão a ser gerenciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as inscrições não mais serão feitas através do site da UFCG.


Para efetuar a inscrição, o candidato deverá:


a) Acessar o sítio http://www.ufcg.edu.br;

b) Preencher integralmente o formulário de inscrição, informando os dados dos documentos de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), Título de Eleitor,

Certificado de Alistamento Militar ou equivalente e número da inscrição no Enem 2013;

c) Enviar no ato da inscrição uma fotografia 3x4 recente em arquivo JPG com no mínimo 10kB e no máximo 50kB;

d) Criar uma senha de acesso ao sistema;

e) Imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), com o valor total do documento, correspondente à taxa de inscrição;

f) Confirmar a Declaração de Carência Socioeconômica, quando for o caso;

g) Informar um e-mail válido e o consultar com periodicidade (inclusive a pasta de Spam ou mecanismos de bloqueio de e-mails), visto que informações

importantes durante o período de inscrição serão enviadas para o e-mail informado;

h) Verificar se a inscrição foi concluída com sucesso.




Publicidade