Luanja Dantas - 9 de Março de 2017 - (1219 já leram)

Vereadora Lucinha Peixoto sai em defesa dos mototaxistas na Câmara Municipal Patos

A vereadora Lucinha Peixoto usou a tribuna nesta quinta-feira, (09), na Câmara Juvenal Lúcio de Souza para denunciar uma problemática que segundo ela, vem acontecendo há pelo menos três anos e prejudicando vários mototaxistas de Patos.

A parlamentar disse que o Departamento de Trânsito do Estado, Detran, com sede em Patos, está dificultando a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, já que um dos requisitos para renovar a CNH é que o condutor participe do curso de capacitação, porém, nem o Detran oferece o curso nem credencia outro órgão para realizá-lo.

Segundo a vereadora, vários mototaxistas que tentam renovar a CHN preenchem todos os requisitos obrigatórios, mas ficam impossibilitados da renovação por conta da falta do referido curso: “São vários pais de família que dependem de seus transportes para ganhar o pão de cada dia. Eles procuram o Detran e apresentam alvará municipal, os veículos com equipamentos de segurança, idade ,mínima necessária, entre outros requisitos, mas estão sofrendo com essa situação, pois somente com o curso podem fazer essas renovações”, explicou.

Lucinha ainda disse que iria convidar o diretor da Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos, Sttrans, para prestar esclarecimentos na Casa Juvenal Lúcio, pois segundo ela, os órgãos ficam jogando a responsabilidade um para o outro.

A vereadora ainda garantiu que caso o problema não seja resolvido, a mesma irá solicitar uma Audiência Pública e convocar os responsáveis pelos órgãos de trânsito da cidade para buscar uma solução para o caso.

Com duração de 30 horas, a capacitação contempla aulas práticas e teóricas, nas quais os mototaxistas irão aprender noções de legislação de trânsito, gestão de risco sobre duas rodas, segurança e saúde, ética, cidadania e transporte de pessoas. A capacitação garante que os profissionais possam circular nas vias de forma legal, como predispõe a Lei nº 12.009/09, que regulamenta a atividade. 

Outro assunto abordado por Lucinha Peixoto na tribuna foi em relação as atrações do São João de Patos. A parlamentar aproveitou que a primeira-dama da cidade, Mirna Wanderley, estava na Câmara acompanhando a Sessão e pediu que a mesma intercedesse junto ao prefeito Dinaldo Filho, que contemplasse uma atração católica durante o evento: “Em Campina Grande todos os anos o São João é encerrado com o show do Padre Fábio de Melo e uma atração dessa natureza poderia ser inserida na grade da programação aqui de nossa cidade, para que houvesse um momento de evangelização durante a festa”, justificou.

Ao usar a tribuna, a primeira-dama concordou com a sugestão da vereadora e disse que já tinha conversado com o marido sobre esse assunto e ela mesma já havia feito esse pedido a Dinaldinho.

maispatos.com
 

Publicidade