Marcos Eugênio - 4 de Outubro de 2016 - (1209 já leram)

Mamografias do Outubro Rosa na Maternidade de Patos já começaram a ser realizadas

A campanha do Outubro Rosa na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, já está em pleno funcionamento, através da oferta de mamografias para a população e funcionárias. Os exames começaram a ser feitos nesta segunda-feira (03) e seguem até o final do mês. Além das mamografias, a Maternidade também distribuirá material educativo sobre a importância dos exames preventivos, laços rosas alusivos à campanha, fará o hasteamento das bandeiras no próximo dia 14, com a presença da Banda da Polícia Militar e realizará ações internas com colaboradores, pacientes e visitantes.

Até o final do mês, todas as funcionárias com idade acima de 39 anos e as que tenham histórico familiar de câncer, a partir dos 35 anos, poderão fazer a mamografia e também convidar um familiar ou amiga para realização do exame. Quem não for funcionária e desejar fazer o exame, deve procurar o PSF mais próximo de casa, porque o procedimento continua o mesmo de antes do Outubro Rosa, ou seja, a paciente vai até um PSF, que a encaminhará para a Maternidade. “Nós realizamos esses exames regularmente, mas, no Outubro Rosa, eles são intensificados para atender um aumento natural da demanda”, destaca Dr. Odir Pereira Borges Filho, diretor da Maternidade. No caso de funcionárias, basta um agendamento prévio.

Ainda segundo Dr. Odir é no Outubro Rosa que a rede de saúde consegue conscientizar diversas mulheres para a prevenção do câncer de mama, através de informações sobre a doença, estimulando-as a realizar o autoexame e os exames que podem identificar a doença ainda em sua fase inicial onde as chances de cura são muito altas.

Sobre mamografia

A mamografia é um exame usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação ou autoexame. Um estudo sueco de rastreio de câncer de mama Swedish Two-County Trial of mammographic screening, feito com 133.065 mulheres, durante quase três décadas, mostrou que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes provocadas pela doença. A Maternidade Dr. Peregrino Filho é o único local da rede pública de saúde em Patos que disponibiliza o exame pelo SUS, além de procedimentos cirúrgicos de retirada de mama quando necessário e reconstrução do órgão em casos de mastectomia. O serviço de mamografia da Maternidade de Patos funciona durante todo o ano. Só há uma parada para manutenção preventiva, nos dez últimos dias de dezembro.

Publicidade