Luciana Rodrigues - 17 de Outubro de 2016 - (1291 já leram)

Armas contra o câncer são exames regulares e detecção precoce, diz mastologista em Patos

As armas contra o câncer são os exames regulares e a detecção precoce da doença. Foi o que disse o mastologista Thiago Pereira que proferiu palestra na manhã desta segunda-feira (17) no auditório do Forum Miguel Satyro, no Centro de Patos, durante evento do ‘Outubro Rosa’.

De acordo com Thiago Pereira, que prefere não referir-se à doença usando o termo prevenção, porque na opinião dele o termo não existe, uma alimentação adequada, atividade física habitual e evitar o uso do cigarro e do excesso no consumo de bebida alcoólica podem contribuir para uma vida saudável. Pois o hábito de fumar, o sedentarismo e o consumo excessivo de bebida alcoólica, açúcar, sal e gorduras podem facilitar o surgimento da doença.

O exame que pode detectar precocemente o câncer de mama é a mamografia, com o complemento de ultrassonografias. O procedimento deve ser feito a cada dois anos em mulheres acima dos 40 anos. O autoexame também ajuda, mas não exclui a mamografia, pois, conforme o mastologista, há casos em que o autoexame descobre os tumores tardiamente, quando eles já estão avolumados.

Além do mastologista Thiago Pereira, a odontóloga da Universidade Federal de Campina Grande, Keila Barroso, também repassou informações importantes sobre o câncer de mama.

Participaram da atividade, o juiz da infância e adolescência de Patos, diretor do Forum Miguel Sátyro, Hugo Zaher; a presidente do Grupo Amigas Viva a Vida, Gerúsia Delfino; a presidente da Associação Patoense da Apoio aos Portadores de Câncer – APPC, Lenice Fernandes Gonçalves; a 1ª Sargento da Polícia Militar, Mônica Lima; o secretário de Articulação Social, José Ribamar Cavalcante e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Patos, Socorro Cavalcante.

Formação da Atenção Básica

Na tarde desta terça-feira (18) e quarta-feira (19) acontecem atividades de formação de profissionais da Rede de Atenção Básica de Patos e para a comunidade com as temáticas “Protocolos de Atendimento em Câncer de Mama e DST’s”.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Patos, Sandra Teixeira, as atividades começam a patir das 14h e serão realizadas no auditório das Faculdades Integradas de Patos – FIP.

Na terça-feira são alvo das atividades de formação profissional os servidores dos Distritos Geográticos Administrativos – DGAs II e IV. Na quarta, as atividades serão destinadas aos servidores das DGAs I e III. As atividades de formação serão ministradas pelo médico Dr. Alexandre e pelo enfermeiro Errimar Segundo.  

Publicidade