Coordecom - 9 de Agosto de 2017 - (480 j leram)

VII Conferncia de Sade em Patos foi marcada por palestras e debates

A VII Conferência Municipal de Saúde em Patos foi realizada nesta terça-feira, (08/09), no Centro de Treinamento de Lideranças, localizado no bairro Santo Antônio. O evento é uma realização da Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e iniciou as atividades já no turno da manhã, com o credenciamento dos participantes, apresentação de palestra e formação de grupos de debates, divididos em “eixos”, os quais trataram dos mais variados temas quando foram discutidas propostas para o desenvolvimento de um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor.

A palestra foi ministrada  pela Gerente Executiva de Vigilância em Saúde do Estado, Renata Nóbrega, a qual destacou que a população precisa compreender quais são as reais necessidades a fim de efetivar ações para o planejamento em um modelo municipal de saúde e para as decisões junto aos gestores, bem como avaliar e planejar um  2018 de forma universal. Segundo ela, é preciso trabalhar a prevenção desde vacinas e ações educativas antes que ocorra a procura pela alta complexidade.

Em seguida, os participantes discutiram os diversos temas, em vários “eixos”, onde foram debatidas as assistências farmacêuticas, o controle social, o instrumento de gestão e atenção integral à saúde. Dessas ideias, uma plenária foi formada e foram discutidas as propostas relevantes e construção do relatório final da VII Conferência Municipal, onde o município irá acolher e efetivar no plano anual de saúde ao mesmo tempo em que serão levadas para a convenção estadual. Também foram eleitos os delegados que irão participar da Conferência Estadual.
 
O evento se encerra nesta quarta-feira, (09/08), com a I Conferência em Vigilância e Saúde que tem como tema principal a ‘Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade’ a qual terá programação durante todo o dia com palestras e grupos de discussões, bem como a escolha dos delegados que irão para a Conferência Estadual.
 
Abaixo, segue a programação:  
 
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
 
09 de agosto – Local: Centro de Treinamento Diocesano
 
07:30 – Acolhimento e credenciamento;
08:00 – Leitura e aprovação do Regimento;
09:00 – Tema Central: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”;
10:00 – Coffee Break;
10:20 – Encaminhamento dos trabalhos de Eixos;
12:00 – Almoço;
13:30 – Apresentação dos trabalhos de Eixos;
15:00 – Coffee break;
15:20 – Aprovação das Propostas e escolhas dos representantes delegados que irão participar da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde;
17:00 – Encerramento.
 
EIXOS
 
1º Eixo: Lugar da Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade;
2º Eixo: Responsabilidade do Estado e dos Governos com Vigilância em Saúde;
3º Eixo: Saberes, Práticas, Processo de Trabalho e Tecnologia na Vigilância em Saúde;
4º Eixo: Gestão de Trabalho.

Publicidade